SEO Walmir Rodrigues

Passos firmes para o sucesso com SEO

SEO (Search Engine Optimization) significa otimização para mecanismos de busca ou otimização de sites. É o conjunto de estratégias para potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de busca.

Conheça seu público alvo e acerte o Target em cheio!

alvo certoNão comece um projeto de SEO no escuro. Planeje muito antes! Ao analisar e/ou formatar o planejamento de marketing digital de seu cliente, ou de seu projeto pessoal, é fundamental que você estude e conheça o comportamento de seu público-alvo.

Onde seu Target está? Quais redes sociais ele usa? Que tipos de palavras-chave ele costuma procurar no Google? Quais são seus principais interesses?

A partir destas informações você pode definir que tipo de conteúdo irá produzir para atrair seu Target.

Analise sua concorrência e estudo seu nicho de atuaçãoanálise SWOT

Verifique o cenário no qual você está inserido e desconstrua o nicho de atuação de seu cliente. Faça uma “análise SWOT” para definir as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças com as quais você lidará no dia a dia de trabalho. Para analisar seus concorrentes (backlinks, âncoras, etc.) utilize ferramentas como “Open site Explorer”, da SEOMoz, e “aHrefs” (agora com a versão beta em português).

Pense seus projetos para mobile.

18% dos internautas brasileiros já pesquisam por preços de produtos em seus smartphones, tablets e afins. E a previsão é ainda mais otimista. A expectativa é que mais de 100 milhões de pessoas utilizem a internet mobile daqui a pouco tempo. Vamos nos preparar! Torne seu site acessível e amigável para dispositivos móveis. Mobile rules!mobile

Busca local: personalização de resultados por geolocalização

Os negócios locais se beneficiam cada vez mais da personalização de resultados por geolocalização. A integração do Google Places com o Google+ Local já oferece uma compilação de reviews e pontuações visualmente mais atrativa, que pode vir a influenciar clientes em potencial a tomar decisões.

Valorize a arquitetura da informação

Torne a navegação em seu site intuitiva, mantenha as informações organizadas e simples de serem encontradas. O Google privilegia sites que organizam bem a sua arquitetura da informação e organização hierárquica por assuntos. Dessa forma, você vai ter seu conteúdo bem indexado e seu usuário ficará satisfeito ao encontrar o que procura com facilidade. Seu conteúdo deve ser bem distribuído em categorias e subcategorias pertinentes a cada assunto, facilitando a navegabilidade a partir de “head tails” até “long tails”.

Entenda o comportamento do usuário em seu site

Faça um mapeamento das suas principais “Landing Pages”, de modo a verificar que regiões do site possuem mais cliques e fluência de navegação. Existem ferramentas, caso do “CrazyEgg”, que facilitam este processo. Analise os relatórios de conversão do Google Analytics e estude os caminhos que o internauta percorreu antes de comprar um produto, solicitar um orçamento ou assinar uma newsletter. Pense no que pode ser feito para melhorar a comunicação com um cliente em potencial, fidelizar seus clientes atuais e gerar maios leads e conversões.

quality contentElabore conteúdo de qualidade, inove e produza.

Não pense apenas em textos otimizados: produza vídeos, imagens e infográficos que possam se configurar como link bait (isca de links). Atraia seu público-alvo e o fidelize não somente pela qualidade das informações, mas também pela usabilidade das suas páginas, pela riqueza de detalhes e pela inovação visual. O conteúdo precisa ser bonito, além de informativo. Mantenha seu foco no usuário. É importante estudar os novos updates de algoritmo e se manter atualizado, porem lembre-se: seu conteúdo é feito para o internauta. Pensando assim, você vai ganhar muitos links naturais e votos sociais.

Estimule a interação do usuário

Você pode fazer isso de várias formas. Vamos citar três delas:

  • Instale “Botões de compartilhamento Social” bem visíveis nas páginas do seu site. Se o internauta gostar do seu conteúdo, há uma grande chance dele indica-lo aos amigos nas redes sociais.
  • Estimule o debate e os comentários em seus artigos, podcasts, vídeos ou gráficos.
  • Utilize “review ratings” que permitem ao usuário dar uma nota a determinado produto, serviço, receita ou o que for. Além de estimular a interação, você terá “rich snippets” em seus resultados de busca, o que contribui para aumentar seu CTR (taxa de cliques).
Seja Social: Não subestime o Google Plus

Muita gente diz que o Google Plus é feio, chato ou um deserto. Se você pensa estrategicamente em SEO, não acredite nisso. As principais mídias e redes sociais têm bons efeitos para SEO e se configuram como sinais sociais, pois o Google enxerga o compartilhamento (ou plus, ou like, ou RT) como votos de qualidade para determinado artigo, vídeo ou imagem. Em 2016, aposte na rede social do Google Plus por intermédio da rel=author. A foto do seu perfil no G+ aparecerá nos resultados de busca dos seus artigos, aumentando o CTR.

Não se preocupe com Links em Textos-Ancora exatos

O “Link Building” não morreu e nem vai morrer. Pelo menos, não tão cedo. O que vai morrer é a relevância de backlinks obtidos de forma artificial ou em larga escala. O Google cada vez mais valoriza referencias (links) conquistados de forma natural e em sites relevantes e confiáveis, independentemente de texto-âncora. E como conseguir isso? Produzindo material de muita qualidade. As citações, referencias e links virão naturalmente. Crie links para o seu site em seus perfis em redes sociais e fóruns. Ser bem relacionado com sites do mesmo nicho que o seu também ajuda. O link Building caminha para uma espécie de assessoria de imprensa online. Relacionamento é a bola da vez!

Seja muito relevante, muito, muito mas muito mesmo

Com a implementação do “Painel do Conhecimento” (Knowledge Graph), o Googgle ficou mais inteligente. Para determinadas pesquisas, o internauta pode obter a informação que deseja sem sair do próprio Google. Portanto, elabora “meta description´s” e “title´s atrativos”, com um forte “call to action”, que mostre ao internauta como seu site pode oferecer informações complementares e de qualidade à pesquisa inicial. Não esqueça que a propaganda não pode ser enganosa. Se você conquistar essa visita, seu conteúdo precisa ser, realmente, muito relevante.

sistema_organizadoSeja Organizado

O “Excel” e o “Google Docs” são dois dos melhores amigos do profissional de SEO. Faça um monitoramento criterioso de suas estratégias e ações, analise métricas e resultados. Seu planejamento pode sempre evoluir, mas, para isso, você precisa ter suas ações bem documentadas. Apesar de privilegiar o digital, já que estamos falando de internet, não deixe o analógico de lado. Use uma agenda, faça anotações nas reuniões com seus clientes ou em seções de “brainstorming” com sua equipe. Mantenha as ideias vivas! Isso faz a diferença.

Estude, estude, estude e estude mais um pouco

Participe de comunidades e grupo de SEO, se relacione com profissionais da área e mantenha-se atualizado sempre. Todo dia é dia de aprender e colocar novidades em prática. O SEO é uma área de autodidatismo, intuição, aplicação de testes e monitoramento de resultados. Nunca ache que já sabe tudo, pois sempre surge um “update” para desafiar seus conhecimentos, com direito a “coices do Pônei” e total releitura de planejamentos estratégicos. Portanto, estude sempre!

CTR

CTR significa taxa de clique. Ele ocorre quando o usuário visualiza seu resultado e clica. CTR decente é sinônimo de posição alta. Os “rich_snippets” constituem um fator importante para o CTR, pois atraem muitos cliques.

Sazonalidade

Vamos imaginar que você queira fazer uma campanha de SEO para uma data especial, por exemplo, o Natal. Fazer o posicionamento em outubro é uma ótima opção, pois é quando as pessoas começam a procurar por presentes. Consequentemente, este trabalho precisa ser iniciado no começo do ano, juntamente com um estudo sobre o produto que será demandado.

InfinitoSEO nunca tem fim

O projeto de SEO tem seu inicio, meio, momento muito mais complicado, e fim, momento impossível de ser determinado. Posicionar seu site não significa que o processo chegou ao fim. O trabalho árduo de manter sua página na mesma posição persiste. É preciso sempre reavaliar a estratégia inicial e manter a mente apta para mudanças, a qualquer momento. A recente atualização dos algoritmos do Google, com o Panda e o Penguim, não nos deixa mentir.

Sobre o autor | Website

Especialista em vendas online que ajuda as empresas venderem todos os dias pela internet através de elaboradas estratégias de campanhas de vendas com foco em resultados.

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