Pessoais Walmir Rodrigues

Remarketing – o que é e como funciona

O Remarketing, também conhecido como Retargeting, é uma ação que visa impactar com anúncios, usuários que já tiveram algum envolvimento com seu negócio.

Sabe quando você acessa um e-commerce e a partir daí, anúncios de produtos que você viu nesse site passam a perseguir você? Pois bem! Isso é um anúncio de Remarketing.

O Remarketing é uma das estratégias mais importantes para quem anuncia online e isso é simples de entender: O público de Remarketing deixa de ser um público “frio” e passa a ser um público mais aquecido, uma vez que já viu seu anúncio, acessou seu site ou já se envolveu com seu negócio.

O Remarketing é basicamente um tipo de público. No Facebook Ads existem alguns tipos de públicos de Remarketing, onde podemos destacar:

Remarketing por envolvimento

Esse tipo de público é composto por pessoas que se envolveram com seu negócio através de algumas mídias ou canais, como assistiram algum vídeo seu, se envolveram com sua conta comercial do Instagram, se envolveram com sua Fanpage, preencheram algum formulário de anúncio, se envolveram com anúncios de experiência em tela cheia ou se envolveram com algum evento criado na sua página do Facebook ou se envolveram com seu e-commerce.

Remarketing por acesso no site

Outro Remarketing muito importante é de quem acessou seu site. Esse tipo de Remarketing permite você criar personalizações importantes, nas quais destaco:

  • Pessoas que acessaram todo site
  • Pessoas que iniciaram a compra e não compraram
  • Pessoas que acessaram alguma categoria específica
  • Pessoas que inseriram algum produto no carrinho
  • Entre outras customizações feitas por condições de URL

Usando uma dessas estratégias acima, você pode por exemplo impactar usuários que iniciaram uma compra no seu site, mas não finalizaram.

Anúncios direcionados para essas pessoas tendem a gerar bastante conversões e tendem a ter maior retorno sobre o investimento.

Boas práticas no Remarketing

Um bom Remarketing precisa seguir alguns critérios importantes, nos quais destaco:

Criativo personalizado

O criativo do anúncio de Remarketing precisa ser diferente do criativo de um anúncio para prospecção de novos clientes.

Se o Remarketing é uma estratégia de re-impactar usuários, não faz muito sentido que o criativo seja o mesmo. Use um banner diferente, uma copy personalizada mostrando para o usuário que você sabe o que ele fez no seu site ou sabe do envolvimento que ele já teve com seu negócio.

Um texto como “Eu sei que você está interessado em comprar o X. Vou listar aqui X motivos para você comprar agora..”.

Outra dica é inserir depoimentos de clientes em anúncios de Remarketing.

Depoimentos

Eu costumo fazer isso com quem iniciou a compra e não finalizou. Esses usuários precisam de um empurrão e exibir uma prova social que são depoimentos pode fazer com que o usuário se decida em comprar seu produto ou serviço.

Promoções

Outra estratégia bacana é oferecer promoções para pessoas que estão mais próximas de comprar seu produto ou serviço e isso pode ocorrer com pessoas que colocaram produtos no carrinho ou iniciaram a compra e não concluiram.

Criativo com identidade

Esse é um dos pontos mais importantes do Remarketing. Um aluno meu me trouxe um desafio. Ele não estava conseguindo obter bons resultados com suas campanhas de Remarketing.

Ao analisar sua conta, eu percebi que tecnicamente estava tudo certo dentro do Facebook Ads, mas um erro bobo estava fazendo com que sua estratégia de Remarketing não funcionasse.

O Criativo do Remarketing (era um banner) não possuía qualquer referência visual que esse aluno tinha na página de venda dele. Não tinha as mesmas cores, não tinha logo, etc.

Ou seja, o usuário entrava na página de venda dele e quando era impactado por um anúncio de Remarketing, não tinha clareza de que aquele anúncio era exatamente do site que ele acabara de acessar.

A sugestão foi que ele inserisse no topo da página de venda dele a logo do site dele, que passasse a usar as mesmas cores na página de vendas e no banner de Remarketing e até mesmo usasse a mesma tipografia.

Analisando a métrica de CTR (Click Through Rate), em menos de uma semana conseguimos reverter este cenário e gerar boas vendas com sua campanha.

Portanto, embora o criativo do Remarketing deva ser diferente do criativo da prospecção, ele precisa deixar evidente de que se trata daquele mesmo negócio ao qual o usuário se envolveu em algum momento.

Veja abaixo um exemplo de alguns de meus criativos de Prospecção e Remarketing com cores e composições semelhantes.

Teste Remarketings com períodos menores

Quando você cria um público de Remarketing no Facebook Ads, você pode configurar o período em que o usuário está naquele público.

Por exemplo, se você quiser criar um Remarketing de quem acessou seu site, você tem um limite máximo de 180 dias, ou seja, pessoas que acessaram seu site em até 180 dia.

Já públicos de envolvimento, são no máximo 365 dias, como por exemplo pessoas que se envolveram com seu Instagram nos últimos 365 dias.

O fato é que ao criar públicos com períodos muito extensos, pode fazer com que você impacte usuários que já se envolveram a muito tempo com seu negócio e sequer se lembram dele.

O ideal é você testar períodos diferentes, mas eu sempre obtenho bons resultados com públicos de Remarketing com no máximo 60 dias.

Conclusão

Remarketing é indispensável em uma estratégia no Facebook Ads. É obrigatório ter um anúncio de Remarketing e certamente vai potencializar e muito seus resultados.

E você, já cria anúncios de Remarketing?

Deixe seu comentário abaixo!

 

CREDITO: https://www.rocketads.com.br/remarketing-o-que-e-e-como-funciona/

Sobre o autor | Website

Especialista em vendas online que ajuda as empresas venderem todos os dias pela internet através de elaboradas estratégias de campanhas de vendas com foco em resultados.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.